quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mercado de automóveis: Brasil 4º colocado no mundo

Apresentei o trabalho Escala de Oferta e Demanda: Uma Análise do Mercado Automobilístico “Premium” e sua contextualização no Mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte no VII ENEX dia 27/11/2010 (elaborado em junho/2010) onde o Brasil aparecia como possível 4º colocado no ranking para 2010 e agora  no site da  InfoMoney vejo que desde Agosto/2010 que ele vem se mantendo nessa posição.

Segue o resumo e o parágrafo onde citava a fonte que estimava esse ranking porém a ordem dos países é que não se configurou. Sendo 1 - China; 2 - EUA (no artigo era Japão) e 3 - Japão (no artigo era EUA).

Resumo: O presente trabalho tem como foco uma análise das curvas da oferta e demanda do mercado automobilístico no segmento Premium de automóveis, tanto do ponto de vista do consumidor bem como do produtor, contextualizado no mundo, no Brasil e no mercado potiguar, passando desde a história do luxo até ao perfil de exclusividade que é buscada pelos seus adeptos. Buscou-se referencial teórico nos sites oficiais das montadoras mencionadas, em revistas especializadas no mercado de automóveis e em livros para montar o perfil do público para esse segmento e a elaboração das tabelas e gráficos relativos ao tema aqui tratado. Analisou-se os dados coletados e pode-se perceber que, o luxo é algo enraizado nas culturas desde os primórdios dos tempos, por essa razão o mercado de automóveis da linha Premium está em pleno crescimento, principalmente no Brasil, por se tratar de um segmento alheio a crises e com público seleto tendo forte apelo a expansão em outras camadas da sociedade, tal movimentação nos mostra as variáveis relacionadas de forma direta ou indiretamente proporcional a oferta e demanda do setor. Concluiu-se que as inclinações ascendentes e descendentes das curvas da oferta e demanda em suas diversas escalas se dão de acordo com a movimentação do consumidor e produtor desses produtos aqui utilizados como fonte de ilustração. Viu-se, também, que no segmento de automóveis premium o desempenho está numa escala ascendente e espera-se que esse desempenho seja ampliado ao longo do tempo por questões psicológicas e de melhor conhecimento das exigências do público-alvo, uma vez que produtos premium não são apenas itens de ostentação, mas também, sinônimo de qualidade e durabilidade.

Palavras-chave: luxo; exclusividade; mercado de luxo.

Parágrafo onde destacava a importância desse mercado para o Brasil:


[...] Segundo a Roland Berger/Estadão (2010) o Brasil será o 4º maior mercado automotivo do mundo em 2010. No ano de 2000, o país estava como 10º colocado em vendas de automóveis, agora já ficar em 4º, atrás apenas da China, Japão e Estados Unidos, significa um ótimo crescimento [...].

O trabalho completo para quem quiser ler.
Download Link: oferta e demanda_revisado.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos

Postagens