quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CARNATAL: a maior micareta do Brasil e eu nunca fui.

Começa hoje o Carnatal aí surgiu a pergunta:
Carnatal é a 1ª micareta do Brasil? bem segundo o texto abaixo a resposta é não.

Silva (1986) afirma que a data da primeira Micareta foi em 1933, porque este foi o ano de fundação do periódico O Lidador, onde estão registradas as primeiras informações da festa em Jacobina. Para Lemos (1995), “a micareta parece ter-se originada em Jacobina, em 1912, por iniciativa de Porcino Maffei aqui residente, organizando o bloco “As Copas”. Tudo indica que ela se originou em Jacobina, quando Salvador e Feira de Santana ainda não tinham as folias da Micareme”.


Nesse mesmo artigo aparece o Carnatal (início em 1991) como sendo:
A maior micareta do Brasil é o Carnatal realizado na cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, a festa atrai um publico de mais de um milhão de pessoas. O maior evento de axé em local fechado é o Axé Brasil realizado em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão.
Esse ano vai de 02 a 05 de dezembro. Começa hoje mas desde ontem que os efeitos já são sentidos.


Esse mesmo texto aparece na Wikipédia, no site do carnatal e tantos outros (e agora mais esse) e o motivo para esse tipo de festa é: ECONÔMICO. Muitos aplausos e muitas pedras (alguns consideram festa daquele lá que eu aprendi desde criança a não citar o nome para não atrair, se funciona assim eu não sei mas não vou pagar para ver, então advinhem de quem estou falando) são atirados para esse tipo de evento dependendo do ponto de vista de quem olha e dos valores dessa pessoa.

O que traz de bom? incremento na economia da cidade, oportunidade para alguns ganharem mais uns trocados ou fortunas, sei lá, e outros se divertirem. Alguns de forma sadia outros, nem tanto. Comemorando 20 anos desse evento e eu não fui a nenhum, morando antes há alguns quilômetros e hoje um pouco mais distante e nunca fui. Sinceramente, nunca tive vontade de ir e nem disposição de gastar uma pequena fortuna para tão poucos dias.

Beber até cair, alguns foliões tem essa "filosofia", só vale a festa se sair de maca. Minha burrice não consegue entender essa meta mas enfim eu não sou foliã, eles devem achar alguma lógica nisso. Perder o controle sobre a minha pessoa é algo que eu acho difícil para não dizer impossível de acontecer.

O que traz para mim: alguns contratempos no trânsito, folga da faculdade que para mim é lazer e não castigo e tempo para destinar a outros afazeres. Um descanso bom. Acordar preguiçosa, escrever no meu blog, quem sabe o que o dia me reserva? Resolvi por em dia meu curso on line de inglês (boa pedida). Resolvi também dar uma geral no meu quarto (programa de índio) mas o mp4 descarregou então tô esperando ele carregar, sem combustível (música) é impossível tal proeza. Depois um relax, outro relax... e hibernar mesmo.

Parando para pensar sobre o que motiva as pessoas a saírem do controle eu, particularmente, não entendo. Talvez por ter muito amor próprio não consiga entender porque algumas pessoas não podem simplesmente se divertirem, beberem, namorarem de forma controlada sem partirem para o exagero. Uma vez perguntei ao meu filho mais velho o que ele acha que motiva essas pessoas e ele me respondeu que é falta de personalidade ou autocontrole, se deixam levar pela vontade dos outros que nem sempre quer o bem e embarcam numa furada (em edições anteriores li na Tribuna pessoas que eram levadas para atendimento médico em coma alcóolico). Eu creio que tudo que tenta tomar às rédeas da minha vida que não seja eu não é bom para mim. O que essas pessoas sentem no dia seguinte??? amnésia (riso) deve ser dureza lembrar as consequências. Respeito quem gosta de ir ao Carnatal, tenho amigos, amigas e parentes que vão e alguns adoram e frequentam como se fosse uma obrigação, alguns acham que não ir é um crime (cometi 20 até agora, qual é a pena?).

Diversão para os que gostam e descanço para os que preferirem. Bom divertimento a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos

Postagens