segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Análise dos provérbios... ideológicos.

Análise dos provérbios... ideológicos.

Muitos provérbios tentam passar mensagens ideológicas sim, porque “em boca fechada não entra mosca” nos induz a aceitar as coisas sem questioná-las. Em “Cada um por si e Deus por Todos” induz ao egoísmo que é um sentimento menor, que desumaniza.

“Cada macaco no seu galho”, induz a individualidade quando o correto seria a integração para que haja a evolução do ser humano.

Na música Chico Buarque quer desmistificar essas ideologias, pois não é dormindo que se resolve o problema da fome... É com comida, com acesso a educação, com acesso ao trabalho para que possamos colocar comida em nossas mesas. Ao induzir a dormir o que se quer é esquecer o motivo pelo qual as pessoas passam fome.



Esperar que as coisas caíssem do céu só se for sentado, porque temos que agir para transformar nossos sonhos em realizações.

Brinque com meu fogo, venha se queimar... Quem brinca com fogo quer se queimar. Nesse caso a música tem conotação sexual.

Aja duas vezes antes de pensar... Como o provérbio aconselha que devagar se vai ao longe e quem espera sempre alcança, deve querer dizer que é preciso agir e não ficar esperando que as coisas aconteçam, estimula o indivíduo a ação que será a forma de conseguir o que ele deseja.

Devagar é que não se vai longe.... Realmente para ir longe é preciso atitude e não vai ser agindo devagar que se consegue.

Eu semeio vento... Em comparação ao provérbio ele quer dizer que semeia vento por que está disposto a colher as tempestades, numa alusão que está disposto a fazer acontecer e esperar o que suas atitudes irão lhe trazer em conseqüência.

Trabalho apresentado a disciplina de filosofia, 2º período, como atividade avaliativa.

5 comentários:

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos