segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Diferenças e semelhanças entre mito e filosofia

Fonte Imagem: filoparanavai.blogspot.com 


DIFERENÇAS:
O pensamento filosófico é questionador, representa uma ruptura quanto à atitude diante do saber recebido – o mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona.

A filosofia problematiza, convidando a discussão

A inteligibilidade na filosofia é procurada - no mito é dada.

A filosofia rejeita o sobrenatural, recorre a argumentos – o mito cultua-o.

SEMELHANÇAS:
O pensamento filosófico nascente ainda apresenta vinculações com o mito, quando relaciona a “ordem do mundo derivada de forças opostas que se equilibram reciprocamente, e a união dos opostos explica os fenômenos meteóricos, as estações do ano, o nascimento e a morte de tudo que vive” Existe aí uma continuidade no uso comum de certas estruturas de explicação dos fenômenos.

O aparecimento da filosofia é um fato histórico enraizado no passado, ou seja, em nossas origens (mito).

A produção literária – As grandes tragédias cujo conteúdo foram retirados dos mitos, porém o destino é questionado, ainda que no final a vontade dos deuses acabe se cumprindo. Esse questionamento nos remete à filosofia.

Trabalho apresentado a disciplina de Filosofia, 2º período, como atividade avaliativa.

54 comentários:

  1. Foi uma otima explicação no meu ponto de vista;
    Na minha opinião eu tambem acho isso;

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lindainês. Volte sempre pq será bem vinda.

    ResponderExcluir
  3. Estava em duvida sobre as semelhanças entre filosofia e mito. Consegui resolver obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  4. De nada Iara, volte sempre. Fico feliz em ter lhe ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada gabo e que tal nos dizer, dentro do que você acredita, quais são as diferenças e semelhanças entre o mito e a filosofia? Estou aqui para aprender, não sou dona da verdade e ficaria grata se pudesse esclarecer esse assunto.

    ResponderExcluir
  6. obrigado célia voce e uma genia q me inpirou a fazer o trabalho

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Roger, mas estou longe de ser gênia, contudo fico feliz de ter ajudado.

    ResponderExcluir
  8. De nada Grazielly, obrigada pelo seu comentário, realmente amo entrar e ter algum comentário para ler. Faz valer a pena.

    ResponderExcluir
  9. gabriel- muito obrigado achei a soluçao para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  10. Disponha Gabriel. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  11. muito bem celia os textos foram muito complexos e bem esclarecidos

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela gentileza de comentar. Tenho mais de 30.000 visitantes mas poucos me dão a alegria de saber suas opiniões. Fico muito feliz e esepro que volte sempre.

    ResponderExcluir
  13. Célia eu te agradeço muito por compratilhar o seu conhecimento com pessoas que estão a procura de um pocuo mais de conhecimento sobre o assunto. Os textos me ajudaram bastante, muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Wallas! Agradeço pela gentileza do comentàrio e qto ao fato de compartilhar é que eu acredito no seguinte: conhecimento não compartilhado não dá frutos e se perde

    ResponderExcluir
  15. obrigado ajudou muito no meu trabalho e eu ganhei nota massima

    ResponderExcluir
  16. Anônimo fico feliz em ter lhe ajudado, também sou fã de tirar nota máxima, não por vaidade mas por sentimento de dever cumprido. Obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  17. era tudo que precisava...pois tenho um trabalho a entregar e não conseguia encontrar o que procurava...mas agora encontrei bem esclarecido ....beijos

    ResponderExcluir
  18. Que bom que pude lhe ajudar Érica... Volte sempre!

    ResponderExcluir
  19. Muitoo Booa a explicação !
    Me ajudou bastantee ...

    ResponderExcluir
  20. Muito obg Célia Buarque. Vc esclareceu muito bem as minhas dúvidas. Bjs cont assim compartilhado seus conhecimento .

    ResponderExcluir
  21. Comentários são como música ao meu ouvido, uma linda melodia... Obrigada e volte sempre Anônimo ou identificada(o).

    ResponderExcluir
  22. larissa- gostei muito da resposta me ajudou muito no meu trabalho obrigado

    ResponderExcluir
  23. Feliz por ter lhe ajudado Larissa, volte sempre!

    ResponderExcluir
  24. Muito bacana seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada anônimo fico feliz que tenha gostado... não esqueça de voltar sempre.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado!!!!
    Já faz um tempão q eu estava pesquisando e ão achava nda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Rafael. Obrigada por comentar e fazer ter vslido a pena compartilhar meu trabalho. Volte sempre!

      Excluir
  27. Achei oq eu prescisava obrigado

    ResponderExcluir
  28. Ѕhoulԁ рeoрle wish to аchіеvе bаcklіnks then they must
    at least show the sense to tгy аnd pоst
    a topic related and reаԁable comment. All
    сomment ѕраm dоes іs
    huгt youг backlinκing еfforts and alsо creates useleѕѕ
    links. The beѕt way to behaѵе is to
    make frіends with fellow bloggегs ωho
    have blogs of a simіlar niche and hopefully geneгаte actual targeted traffic
    bу leaνing a relatеԁ comment. You neνer know others might сonsider this pгior to posting after me,
    Thаnks.
    My web page ... increase height forum|height increase exercises

    ResponderExcluir
  29. muito bom foi uma bela explicação para o meu entendimento me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada anônimo... aproveite e veja outros artigos quando dispuser de tempo.

      Excluir
  30. vlw aí.. salvou minha vida! finalmente eu achei algo diferente do q os outros sites publicam. sua explicação foi objetiva, porém esclarecedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que sou uma salvadora de vidas rsrsr e que meu post tem qualidade. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  31. Үοur οwn post proνides confirmed helpful to mysеlf.
    It’s quite educational and you really are clearly really
    educated in this area. You have popped my face fοr уou to
    numеrous vieωѕ on this subject matter using interestіng and solid аrticles.


    My blog post ... buy phentermine
    Stop by my web page phentermine

    ResponderExcluir
  32. Thе рoѕt fеatuгes proven helpful tο mе.
    It’s quite useful anԁ уou aгe naturally quіte
    κnowledgeable in thiѕ rеgiοn.

    You have pορped my oωn eyes іn orԁer to numerous opinіon of this specific tοpic using
    intriguing, notable and sound articlеs.

    Also viѕit my weblog :: ADIPEX

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. me ajuda a fazer um trabalho de filosofia

    ResponderExcluir
  35. Diga aí thais do que se trata??? meu email é celiabuarque@hotmail.com descreve lá o que você está precisando. Para que eu possa ver se tenho como lhe ajudar ok?

    ResponderExcluir
  36. Obrigada anônimo...fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  37. obgd ajudou bastante no meu trabalho ...uffa não fui suspenso

    ResponderExcluir
  38. Notícia boa... muito feliz por ter lhe ajudado. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  39. Notícia boa... muito feliz por ter lhe ajudado. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  40. vlw celia tirei total no trablalho por vc continui assim

    ResponderExcluir
  41. Obrigada Damaris por compartilhar conosco sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estava conectado como o email do meu filho... desculpe Damaris.

      Excluir
  42. Escreveu com a bunda mais serve... pera serve não

    ResponderExcluir

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos