segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Filosofia na administração

A filosofia influenciou o surgimento da administração quando racionalizava os direitos do homem e sua liberdade.

Tendo o poder de alterar padrões de vida social de todos os povos, pela sua influência em todas as áreas e ciências.

Como a administração precisa de regulamentos e normas recorre a filosofia para elaborá-los levando em consideração o ser humano, sua capacidade de superar obstáculos, de buscar na visão de mundo dos envolvidos no processo mecanismos de construção do senso crítico.

Como as organizações passaram a serem vistas no enfoque do pensamento sistêmico, a filosofia contribui para a análise dessas interrelações do ser humano com a empresa e o meio em que ela está inserida.

A administração é uma ciência objetiva, voltada para os direitos constituídos dos indívíduos. Enquanto o homem evoluia economicamene perdendo sua liberdade individual e passando a se comprometer com a liberdade social, era necessário equilibrar esses valores tendo em vista essa nova forma de interação social.

A filosofia é o suporte da administração que antes apenas estava voltada a burocracia e tecnocracia (palavras de origem grega, que estão ligadas a trabalhos exercidos e estado), hoje adota outras medidas para executar os objetivos das organizações, abrindo novas formas de ver o mundo, que tem como primordial exercer o espírito crítico e entender o verdadeiro sentido da vida para diminuir a atenção ao campo material.

Isto significa dizer que a filosofia ajuda a administração a humanizar o trabalho, levando a administração enxergar as organizações e suas complexidades como um todo e também suas partes, e a interação entre elas.

Trabalho apresentado no 2º período à disciplina de Filosofia como atividade avaliativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos