quarta-feira, 2 de março de 2011

Resenha: Gerenciar a si mesmo de Peter Drucker


Nossas Carreiras e a necessidade de autoconhecimento

Peter Drucker no livro “Desafios Gerenciais para o Século XXI” publicado pela Editora Pioneira Thomson Learning, São Paulo, 2001, retrata no capítulo VI, sob o título “Gerenciar a si mesmo”, questões de autoconhecimentos necessários a boa gerência de nossas carreiras.
O autor fala sobre o fato de termos que descobrir nossas forças; como nos desempenhamos nas tarefas; qual o lugar a que pertencemos; qual a melhor contribuição que podemos e devemos fazer; nossas responsabilidades e, também, sobre os trabalhadores do conhecimento.
Para abordar esses temas Drucker cita vários exemplos e nos faz ver que é preciso acompanhar e analisar nossas carreiras e mantermos um feedback  sobre o que realizamos para detectarmos nossas fraquezas e virtudes. É de suma importância nos conhecer e conhecermos aqueles com os quais iremos trabalhar, acima e abaixo da cadeia hierárquica, e descobrirmos qual a melhor forma de gerenciar os conflitos existentes. Nesse ponto o autor tem nos dado uma farta contribuição com citações que realmente embasam seu ponto de vista e com os quais concordo plenamente.
Ele nos fala dos “ouvintes” e dos “leitores”, ou seja, pessoas que absorvem melhor quando lêem ou quando escutam determinadas coisas. Nesse ponto me vejo como uma leitora, pois assimilo melhor aquilo que leio do que o que escuto. Já com os trabalhadores do conhecimento Peter Drucker nos revela que eles sobreviverão às organizações, pois suas contribuições não ficarão restritas as estatísticas da idade da aposentadoria por terem muito a realizar e não ficarem apenas no convencional. Discordo um pouco com relação às idades predeterminadas do texto, 40 anos a idade de pensar em aposentadoria ou nova carreira, creio que a idade para novos desafios acontece exatamente quando eles aparecem e não limitados a tempo e espaço por tratar-se de reflexos de nossas escolhas e oportunidades que advém.
Célia Buarque
Acadêmica de Administração – 5º período – Turma A - Noturno

Trabalho apresentado a disciplina de Empreendedorismo.

Um comentário:

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos