quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Resumo ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ORÇAMENTO


Resumo ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ORÇAMENTO 
Capítulo 2 do Livro Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas. Autores: PADOVEZE, C. L; TARANTO, F. C. Ed. Pearson, 2009.
Aluna: Célia Buarque


Os principais conceitos do processo de planejamento referem-se ao modelo orçamentário a ser adotado, aos princípios que a empresa incorpora ao sistema e aos tipos de elaboração e de condução do orçamento.

Os procedimentos têm a ver com as responsabilidades da controladoria e dos demais gestores, bem como com os sistemas de informação utilizados.

A responsabilidade pela condução do processo orçamentário é da controladoria porque ele deve ser estruturado com base no sistema de contabilidade geral ou de contabilidade societária, que também é de responsabilidade do “Controller”, como também a análise das variações se dá tomando como referência o valor orçado “versus” o valor realizado. Como o valor realizado é obtido no sistema de contabilidade geral, há a necessidade de otimização dos sistemas de informação, que também são de responsabilidade do “controller”. Dessa maneira não se recomenda que a responsabilidade do planejamento orçamentário fique sob a atividade de finanças.

É de fundamental importância a criação de um comitê orçamentário cuja função é explicitar e orientar a introdução das metas e dos objetivos estratégicos no plano orçamentário e seus membros deve ser da diretoria executiva.

De modo geral as atribuições do comitê incluem: 1 – rever e definir o modelo de processo orçamentário; 2 – consolidar o cronograma; 3 – selecionar o cenário a ser utilizado; 4 – explicitar os objetivos e as metas estratégicas; 5 – rever e definir os tipos de orçamento a serem utilizados; 6 – rever e definir os conceitos de orçamento a serem utilizados e 7 – definir as premissas gerais orçamentárias.

Existem duas abordagens básicas que tem como fundamento a efetiva participação dos gestores. Primeiro – quem faz a preparação das peças orçamentárias é a controladoria; Segundo – é mais participativo porque a elaboração é feita, primeiramente, por cada gestor, que a submete, em seguida, à Controladoria. Sendo que esse segundo é mais lento porque os gestores não conhecem as premissas gerais.

O orçamento precisa ser organizado pelas seguintes etapas: 1 – proposta de um cronograma de atividades para o processo orçamentário; 2 – instalação do comitê orçamentário; 3 – definição do modelo de processo orçamentário; 4 – definição das premissas gerais orçamentárias; 5 – revisão e definição dos sistemas de apoio e de elaboração dos orçamentos; 6 – revisão e definição dos relatórios de acompanhamento e 7 – revisão e definição da estrutura contábil a ser utilizada.

A controladoria é setor responsável pela organização do orçamento e pela condução do processo orçamentário e tem como missão ser a interface entre o comitê orçamentário e os demais gestores da empresa. Todo o processo orçamentário deve estar concluído antes do início do período que está sendo orçado, pelo menos um mês antes.

Fonte da imagem: blogs.diariodepernambuco.com.br


Os sistemas de informação poder ser classificados em sistemas de apoio, todos aqueles utilizados para gerar informação para o processo de elaboração das peças orçamentárias. Sistemas de cálculo e elaboração mais utilizados são o Excel (ERP´s – SAP, Datasul e Microsiga). Sistema de Controle e acompanhamento sempre terão como base o SI contábil, e isso porque é nele que estão os dados realizados, os quais deverão ser confrontados com os orçados. Procedimento de corte (encumbrance) que consiste em uma integração do sistema orçamentário com os sistemas operacionais, de tal modo que a realização de determinadas despesas só será possível se houver verba orçamentária no momento de sua requisição. Seu lado negativo é a perda de flexibilidade do sistema orçamentário.

Cenários e premissas representam o ele entre a estratégia e o orçamento. Após assumir determinado cenário é que o comitê orçamentário poderá elaborar as grandes linhas e números, as quais são denominadas premissas orçamentárias, que por sua vez, devem conter todos os dados que nortearão a maior parte das peças orçamentárias.

Com a posse e o conhecimento das premissas orçamentárias gerais, a controladoria e os gestores, levando em conta o modelo orçamentário adotado, podem dar início ao processo de elaboração inicial das peças orçamentárias.

Esquema geral do plano orçamentário: orçamento operacional; de investimentos; de financiamentos e projeção das demonstrações contábeis.


Resumo apresentado à disciplina de Administração Orçamentária, como parte de atividade avaliativa do 8º período.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. If some one nеeds to be updated with most up-tο-date tеchnologіes theгеfore hе must be pay
    a visit this web sitе and be up to dаte daіlу.
    Also see my page :: computer coupons asus

    ResponderExcluir
  3. Attractive element of content. I simply stumbled upon your weblog and
    in accession capital to say that I acquire actually loved account your weblog posts.
    Anyway I will be subscribing to your augment or even I
    success you get right of entry to persistently quickly.
    Here is my web blog ... Hydraulik Poznan

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. recebi no e-mail, mas não aparece aqui...

    Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Resumo ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ORÇAMENTO":

    Attractive element of content. I simply stumbled upon your weblog and
    in accession capital to say that I acquire actually loved account your weblog posts.
    Anyway I will be subscribing to your augment or even I
    success you get right of entry to persistently quickly.
    Here is my web blog ... Hydraulik Poznan



    Postado por Anônimo no blog Célia Buarque em 27 de dezembro de 2012 17:47


    R: Thank you and come again Hydraulik Poznan

    ResponderExcluir
  6. My family all the tіmе sаy thаt I am
    killing my time here at web, but I knoω I am getting knowlеdgе evеryԁаy by readіng such pleasant contеnt.


    Мy ωebsite: computer coupon program

    ResponderExcluir
  7. Very niсe аrticle, exactly ωhat I nеedeԁ.



    Have a loοκ аt my blog - computer coupons for walmart

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos