quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Resumo do Artigo MARK UP CORRETO CONTRIBUI PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO


Resumo do Artigo MARK UP CORRETO CONTRIBUI PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO
Fonte: Suplemento Mensal Ponto de Venda disponível em: http://www.fesppr.br/~sandro/custos/pdv_markup.pdf
Resumo elaborado por Célia Buarque



Mark up (marcar para cima) é a análise da formação de seu preço de venda, um fator determinante para a sobrevivência de qualquer empreendimento. Essa análise é essencial para a segurança corporativa, pois define se um negócio é lucrativo ou não.

O preço deve ser “justo”, cobrir todos os custos e gerar lucro líquido. “Para calcular corretamente este valor deve-se levar em conta aspectos como preços das mercadorias a serem revendidas, despesas variáveis, despesas fixas e a margem positiva desejada”, ensina Rosendo de Souza Jr. Especialista do SEBRAE.

Fonte: guarapua.blogspot.com

A utilização de um número “mágico” sem ser baseado em análise pode levar a valores irreais, quer seja muito alto, que o cliente denomina de caro, quer seja muito baixo, que faz o cliente questionar a qualidade.


Para se avaliar se o preço vigente é compatível além da utilização do Mark Up é necessário avaliar se o preço está compatível com o praticado pela concorrência e quanto o consumidor está disposto a pagar pelo produto.




Os erros mais comuns na hora de estipular o preço final é considerar percentuais que não incidam sobre as vendas, introduzir taxa de juros para venda à vista (elevando os preços).É preciso atentar para a hora certa de variação dos preços, para isso é bom ficar de olho no mercado.




O Preço não pode ser visto como lucratividade sem adotar a política correta para atingir o volume necessário em vendas para cobrir os gastos, no mínimo. Todo empreendedor tem a obrigação de ouvir o mercado. Além do preço o cliente quer valor e muitas vezes estão dispostos a pagar mais por esse “valor agregado”.




Ao definir Mark Up é necessário incluir os impostos, o lucro e outros percentuais que incidem sobre o preço de venda. Faz parte: custo dos produtos, das mercadorias ou serviços, despesas variáveis, despesas fixas e a margem de lucro líquida desejada.




Objetivos na fixação do preço: Penetração de Mercado; Pronta Recuperação de Caixa; Promover linha de produtos; Maximizar o lucro, combater a concorrência.




Existe a fórmula Mark Up divisor e o multiplicador. O primeiro divide-se o custo da mercadoria pelo Mark Up divisor, o segundo divide-se 1 pelo Mark Up divisor e multiplica-se pelo custo da mercadoria.




Os prejuízos do cálculo errado para preço abaixo do real diminuem os lucros; acima, dificulta as vendas, fabricar produtos que dão pouco lucro gera má alocação de recursos; esforço de venda não orientado para produtos mais lucrativos; dificuldades para identificar e fixar as ações para redução de despesas, levando ao aumento de custos e despesas além do necessário.

Resumo apresentado à disciplina de Administração Orçamentária – 8º Período (2012.2), do curso de Administração da UNIFACEX, como parte de atividade avaliativa para composição da nota geral.

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