segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O ADEUS DO FENÔMENO e O HIPOTIREOIDISMO

É, eu assisti o adeus de Ronaldo, o fenômeno como ficou conhecido. Não que seja fã de futebol mas também não sou tão alheia assim, já houve momentos em que acompanhei o Brasileirão. Não vi um fenômeno somente e, sim, um ser humano de alma aberta, sofrendo com o fato de ter que deixar de fazer aquilo que tanto ama apenas porque o mundo só dá direito a pessoas que sejam "eternos vencedores". como ele disse:  perdeu para o corpo mas sua cabeça e seu espírito estão perfeitos e porque parar? Pela crueldade das cobranças. Não existe isso, somos limitados, todos nós e como podemos querer que ele seja realmente diferente? É cruel transformar um guerreiro num fracassado como tentam fazer. Ele é, antes de tudo, NORMAL como deve ser pois foi assim que Deus nos faz.

Agora está explicado (pelo menos para mim que não sabia de sua doença) porque ele estava "inchado" é o hipotiroidismo que causa isso, essa desaceleração que ele mencionou também é efeito dessa doença, que aliás, diga-se de passagem: Eu a conheço de perto, bem pertinho. Sou íntima dela. Sei o que ele sente e o que sentiu. Até descobrir e me tratar fiquei assim em marcha ré, virando um boizinho de gorda (inchada), sem disposição para nada. É como uma barreira invisível que não conseguimos transpor, graças a Deus só restam as lembranças desse período e o comprimidinho que tenho que tomar, todos os dias. Agora não sinto mais que isso me influencie em alguma coisa. Um alerta: A maioria das pessoas que tem essa doença, desconhecem! Mas o tratamento é simples e você pode levar uma vida normal. Só 5% dessas pessoas morrem por causa dela, se não tratada, devidos a complicações mentais e cardiológicas. Tratando-se a chance de morrer disso é muito pequena.


Sinais e sintomas do Hipotireoidismo

Como o Hormônio da Tireóide afeta praticamente todas as células do corpo, pode-se apresentar uma grande variedade de queixas se estiver com hipotireoidismo:

  • Cansaço
  • Depressão
  • Pele ressecada
  • Cabelos ásperos
  • Unhas quebradiças
  • Prisão de ventre
  • Anemia
  • Fadiga
  • Períodos de menstruação irregular ou ausente
  • Aumento de peso
  • Tornozelos e rosto inchados
  • Colesterol elevado
  • Pressão baixa (ás vezes)

    Fonte: http://www.palavrademedico.kit.net/tema27.htm
Não precisa apresentar todos os sintomas, no meu caso: cansaço, aumento de peso, rosto inchado, depressão, formigamento nos pés e mãos (paratesias). Depois de diagnosticada (exame de sangue e ultrassom) você será medicada e passará a tomar um comprimido minúsculo diariamente em jejum e tudo se resolve.

Se você apresenta algum desses sintomas,
procure ajuda médica especializada urgente.
Como já postei antes sobre os meus medos, o fracasso é uma questão de ponto de vista. Ronaldo foi um fenômeno não só quando conquistou todos aqueles títulos mas, e aqui do meu ponto de vista foi ainda mais fenômeno, quando como conseguiu vencer todos os limites de seu corpo e continuar jogando e conseguindo trazer vitórias e até mesmo suas derrotas em campo eram vitórias para um organismo debilitado que insistia em reagir. Essa a sua maior vitória: reagir a algo que é invisível aos olhos dos outros mas que nos derruba por dentro. 

Acho desumano o que fazem com nossos atletas, modelos e outros segmentos: querem que deem o sangue para a "sociedade hedonista" que só enxerga o que excepcionalmente bom e depois quando o limite imposto pela própria natureza ataca ninguém mais enxerga o que foi feito no passado e descartam como uma fruta que estragou. Não que seja assim, mas do ponto de vista daqueles que querem sempre que se esteja perfeito é essa a imagem que tentam passar para acabar com tudo o que aquela pessoa representou e ainda pode representar.

Você é e será um exemplo de força, garra e superação de limites que muitos não superariam. Parabéns pela sua trajetória. O sucesso que se consegue aos olhos dos que tem a alma pequena incomoda. Não sou tão guerreira como você mas também superei minha limitação e, hoje, ao vê-lo falar do mal que também me atingiu me senti com algo em comum rsrs. Deus tem algo melhor para a sua vida agora. Sua humildade e sua fragilidade exposta da forma que foi lhe engrandecem como ser humano e o coloca mais próximo do que Ele quer que sejamos: iguais a uma criança, com alma pura e simples. Seus maiores tesouros já conquistados são: ser guerreiro, sua família e seus amigos (sinceros).

Sua trajetória:
Três vezes o melhor jogador de futebol do mundo, o maior artilheiro da história das Copas, um dos maiores jogadores da história do futebol, sucesso e sensação em todos os times por que passou — um homem que morreu e ressuscitou para o futebol mais vezes do que qualquer outro, Ronaldo Fenômeno parou.

Ele parou de jogar mas terá sucesso em seus novos empreendimentos porque é um Fenômeno (de superação e garra inconfundíveis)

Que Deus o ilumine e abençõe, sempre. Amém!

PS.: ao vê-lo na tv parei para assistir porque me pareceu meu filho durante a Missão de Ação de Graças para agradecer aos inúmeros familiares, amigos e anônimos que contribuíram com orações e divulgação pelo seu retorno, quando ficou desaparecido quatro intermináveis dias, por causa do sequestro.

2 comentários:

  1. PALAVRAS LINDAS À UM GRANDE FENÔMENO, ESTAVA APENAS PROCURANDO MATÉRIAS SOBRE O TIREÓIDISMO JÁ QUE TAMBÉM SOFRO DA DISFUNCÃO E EU MESMA DESCOBRÍ, NUNCA FUI ATLETA PORÉM TRABALHEI COMO MODELO E SEMPRE FUI MAGRA COM 1,80CM E DEPOIS DE 2 CRIANCAS MARAVILHOSAS MEU METABLOISMO MUDOU DE UMA FORMA QUE ME VÍ E ME VEJO AINDA HOJE UMA OUTRA PESSOA(MESMO COM O TRATAMENTO)FADIGADA,INCHADA, LENTA, COM BAIXA AUTO ESTIMA, UM LENTO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO EM FIM NÃO PRECISA SER UM FENÔMENO PARA SENTIR O PESO DA TIREÓIDE E OLHE QUE PASSEI POR VÁRIOS MÉDICOS ATÉ QUE A MINHA GINECOLOGISTA ACEITOU POR UM SEGUNDO PEDIDO MEU DE FAZER OS EXAMES E CONSTATAR O QUE ELA PRÓPIA DUVIDAVA E EU TINHA CERTEZA!
    ACHO QUE ELA PENSOU QUE EU ERA HIPOCONDRÍACA POIS CHEGUEI NO CONSULTÓRIO ME QUEIXANDO DOS SINTOMAS E DIZENDO QUE QUERIA FAZER OS EXAMES ESPECÍFICOS E ELA ME MANDOU EMBORA A PRIMEIRA VEZ E EM UMA VOLTA EU QUASE IMPLOREI PARA FAZER O EXAME E ELA AINDA ME DISSE:VAMOS FAZER MAS PARE DE SE DIAGNOSTICAR EM SITES NA INTERNET, ENTENDO QUE EXISTAM PESSOAS ASSIM MAS EU APENAS ME CONHECIA O SUFICIENTE PARA SABER QUE ALGO NÃO IA BEM E FUI EM BUSCA BASEADA EM HISTÓRICO FAMILIAR E SINTOMAS E ACERTEI EM CHEIO!!!
    INFELIZMENTE NÃO HÁ CURA PARA O QUE TENHO MAS O TRATAMENTO ME DEU UMA NOVA PERSPECTIVA E PUDE DIZER PARA MINHA MÉDICA QUE ESCUTE MAIS AS QUEIXAS DOS PACIENTES E PASSE EXAMES SE ASSIM ELES PEDIREM, AFINAL 3 MESES PARA UM CÂNCER PODE SER TARDE, PARA UMA TIREÓIDE UMA QUANTIDADE MAIOR DO HORMÔNIO SINTÉTICO A SER TOMADO EM FIM CUSTUMO DIZER QUE DE MÉDICO E DE LOUCO TODOS NÓS TEMOS UM POUCO ACHO QUE SOU MAIS LOUCA DO MÉDICA MAS ATÉ AGORA SOUBE ESCUTAR MEU CORPO E O QUE NÃO VAI BEM COM ELE!

    ResponderExcluir
  2. É, realmente, alguns médicos são assim graças a Deus os que fui são meus antigos conhecidos e já faço check-up cardiológico e etc a bastante tempo e foi ele quem me passou os exames para saber as taxas de hormônios, por isso estava bem no começo da doença. Após tratamento já fiz outro ultrassom e os nódulos desapareceram, ficando apenas um bem pequeno como por recordação. kkkkk Graças a Deus eu tenho seguido minha vida e não é essa doença (esqueço até que tenho, lembro quando vejo alguém falar, só não esqueço do comprimido que faz parte da minha vida. Já ficou automático), que tem tirado meu ânimo e minha alegria e sim, a falta que meu filho mais velho me faz pois resolveu, por força das circunstâncias, morar em outro Estado e a falta de emprego "decente" que me pague o suficiente para poder retornar ao mercado de trabalho, afinal com dois filhos pequenos eu preciso ao menos cobrir as despesas de sair de casa.

    ResponderExcluir

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos