segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Paralelo entre: Mito/Ciência; magia/técnica

Paralelo entre: Mito/Ciência; magia/técnica

Mito
Fonte Imagem: passofirme.wordpress.com

O MITO é o imaginário, o ilusório, como as criaturas do nosso folclore. Serve para tranqüilizar o ser humano em um mundo assustador, cheio de coisas com as quais ele não tem o domínio nem o conhecimento. Recorrem aos deuses para explicar aquilo que eles não conseguem explicação por meio da ciência. O mito é nossa primeira leitura do mundo. O complexo de Édipo que é o desejo inconsciente (mítico) da criança pela mãe, é o desejo humano sendo expressado.

O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). O mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

Muitas personalidades se transformam em mito por servirem de modelo e de realização dos anseios de uma sociedade que os relaciona com os assuntos em questão, uns de forma positiva: Pelé lembra futebol, assim como futebol lembra Pelé, por ter se tornado uma referência, um ícone, um mito da história do futebol. Outros de forma negativa: quando Hitler fez viver o mito da raça ariana, por ele considerada raça pura, o que culminou com o genocídio dos judeus, uma crueldade ímpar na história da humanidade.
Ciência
Fonte da Imagem: andersonyankee.wordpress.com

A CIÊNCIA: É o conhecimento buscado de forma objetiva através do método científico. Baseia-se na indagação da realidade, dos questionamentos, das perguntas e das respostas para determinados assuntos. A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. A Ciência duvida do senso comum e a pesquisa é o seu instrumento para provar se aquilo é o que parece ser. Para a ciência não há verdades absolutas.

A ciência vai além das aparências, onde vemos fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e até, por vezes, refutadas. Enquanto o mito faz parte da nossa vida cotidiana, como uma das formas indispensáveis do existir humano, propondo valores puros e impuros. Não se reduzindo a simples mentira ou verdade, cabendo a nossa sabedoria através do exercício da crítica racional exercer um controle, buscando o equilíbrio entre o que é saudável ou prejudicial, para legitimar ou negar os que podem se tornar assustadores, desumanizando a nossa espécie.

A Ciência nos transporta para o que é provado, testado e com isso vai refutando ao longo do tempo nossas culturas e crenças ao nos colocar diante de novas constatações. Ela tem seu lado negro porque muitas vezes ao pesquisar uma determinada coisa descobre outra inesperada, tais como armas atômicas, biológicas etc, que tanta destruição traz para a humanidade. Porém tem seu lado positivo: quando descobre a cura para determinadas doenças, quando cria tecnologias que facilitam nossas vidas.

Tem mais ligação com a Técnica, pois alguns de seus estudos criam novas técnicas que são utilizadas no dia-a-dia do homem e tecnologias que fazem com que a humanidade em si, tenha um desenvolvimento sem precedentes. Exemplo disso é o computador que dele surgiu à grande rede, a internet, capaz de ligar o universo em um piscar de olhos. Nos reportando a Era do Conhecimento. Veloz e fugaz!
MAGIA
Fonte: antropologiadareligiaoufpe.wordpress.com

MAGIA: Segundo seus adeptos, é muitas vezes descrita como uma ciência que estuda todos os aspectos latentes do ser humano e das manifestações da natureza. Trata-se assim de uma forma de encarar a vida sob um aspecto mais elevado e espiritual. Os magos, utilizando-se de atividades místicas e de autoconhecimento, buscam a sabedoria sagrada e a elevação de potencialidades do ser humano. Está mais ligada ao mito do que a técnica.
TÉCNICA
Fonte da Imagem: www.executecomputadores.com 

TÉCNICA: É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.
Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica, como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação.

A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na atividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No animal, a técnica é característica de cada espécie. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo a aprende e a faz progredir. Só os humanos são capazes de construir, com a imaginação, algo que logo podem concretizar na realidade.

Está mais ligada a ciência do que a magia, pois uma completa a outra, a ciência busca respostas, formas racionais de realização das coisas assim como a técnica também é consciente, reflexiva e busca a forma perfeita de realização das tarefas.

Enquanto a magia procura mostrar o lado místico das coisas, é um tanto difícil relacionar magia com técnica pois estão em campos distintos.

Trabalho apresentado a disciplina de Filosofia, 2º período, como atividade avaliativa.

Atendendo ao pedido de um leitor complementei o artigo:

"Mito da Técnica": "A técnica busca preservar uma aparência de liberdade e de escolha. É um mito. Na verdade, o homem participa da técnica, mas participa como se fosse uma coisa (ELLUL, 1968, p. 221). É a coisificação do homem." 
Essa falsa liberdade se dá, segundo o autor, pela forma que países mais desenvolvidos detêm a técnica e os demais vivem em estado de servidão. 
"A relação entre os países mais poderosos e os menos poderosos é de mera subordinação técnica, que não deixa de ser uma forma de servidão: a indispensável aplicação das técnicas." 
veja mais no link: AQUI

15 comentários:

  1. obrigado pela sua resposta me ajudou bastante ok
    que O senhor te ilumine sempre
    vlw!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelo comentário. É sempre bom saber a opinião de quem ler.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, adorei a sua explicação.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. De nada e volte sempre!É gratificante abrir e encontra um comentário novo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ótima resposta! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. De nada Day, obrigada pelo comentário pois me incentiva a continuar postando meus trabalhos e socializando os conhecimentos que estou adquirindo. Se alguém puder complementar o que eu já postei ficarei muito agradecida.

    ResponderExcluir
  7. o que é mito da tecnica ?

    ResponderExcluir
  8. Bom, tentando responder ao "Anônimo" fui pesquisar pois não tinha parado para pensar nessa questão de "mito da técnica" e encontrei o seguinte: "A técnica busca preservar uma aparência de liberdade e de escolha. É um mito. Na verdade, o homem participa da técnica, mas participa como se fosse uma coisa (ELLUL, 1968, p. 221). É a coisificação do homem."
    Essa falsa liberdade se dá, segundo o autor, pela forma que países mais desenvolvidos detêm a técnica e os demais vivem em estado de servidão.
    "A relação entre os países mais poderosos e os menos poderosos é de mera subordinação técnica, que não deixa de ser uma forma de servidão: a indispensável aplicação das técnicas."
    veja mais no link: http://www.diritto.it/docs/30515-reflex-es-bio-ticas-a-partir-da-t-cnica-e-do-mito-da-liberdade-em-jacques-ellul?page=4.
    Espero ter respondido.

    ResponderExcluir
  9. Muitoo interesante esse paralelo valeuu pela Resposta em!!

    ResponderExcluir
  10. Não há de que. Obrigada pelo comentário e volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. foi o melhor que vi ate agora !
    http://ehprecisonavegar.blogspot.com
    http://mundodemiyako.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karine muito me honrou seu comentário. Deus a abençoe e não deixe de visitar meu blog.

      Excluir
  12. Muito bom me ajudou bastante
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz por ajudar e por vc ter postado seu comntário. Volte sempre!

      Excluir

Muitíssimo obrigada por dedicar um pouquinho do seu tempo a comentar meu blog. Fez valer a pena o tempo que me dedico a ele.

Gostou? Compartilhe!

Pesquisar este blog

Faça uma criança feliz!

Esse cantinho é ainda uma criança e é muito especial, se você gostou deixe seu comentário. Faça essa criança feliz!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastrar desaparecidos